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 Release
29/07/2009
‘Trem bala’ é tema de painel no Congresso SAE BRASIL 2009

Representantes do governo e da indústria participam do painel no dia 7 de outubro, às 12h30, no Expo Center Norte, em São Paulo

O projeto do Trem de Alta Velocidade (TAV), popularmente chamado ‘trem bala’, que ligará Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas a partir de 2014, estará em debate no Congresso SAE BRASIL 2009, agendado para 6 a 8 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo. Um painel exclusivo sobre o novo sistema de transporte está marcado para o dia 7, a partir das 12h30, com representantes do governo e outras instituições envolvidas com o empreendimento.

Vicente Abate, diretor do Comitê Ferroviário do Congresso da SAE BRASIL, afirma que o modelo oferece maior competitividade em médias distâncias (trechos entre 200 e 1.000 km), podendo transportar até 360 mil passageiros/dia. “Hoje no Brasil, trechos como estes são realizados pelos modais rodoviário e aéreo, sem a participação do ferroviário, que viria a complementar a matriz para atender a uma demanda maior, com segurança, rapidez e capacidade”, analisa o engenheiro.

O painel terá a presença de representantes do Ministério dos Transportes, ANTT e BNDES, que irão apresentar o projeto do TAV no Brasil, desde os aspectos do traçado estudado pelo governo federal, passando pela demanda do trecho de cobertura, condições ambientais dos locais onde circulará o veículo, até a viabilidade financeira do projeto e a oportunidade da sua implementação.

“O Brasil ainda não domina esta tecnologia, mas o governo estuda um modelo de licitação que permita trazer o sistema e disseminá-lo, para que a construção seja executada com a participação da indústria ferroviária nacional”, afirma Vicente Abate.

Guilherme Quintella, presidente da empresa EDLP (Estação da Luz Participações) e diretor no Brasil da UIC (Union Internationale des Chemins de Fer), será o moderador do painel.

“O TAV é um modelo sustentável de transporte em todos os aspectos. Sua resposta energética é nove vezes mais eficaz que o avião e quatro vezes mais eficiente que o carro. Além disso, o TAV não polui o meio ambiente e ocupa, em termos de largura da via, um terço da área necessária para uma rodovia”, defende o diretor do Comitê Ferroviário do Congresso SAE BRASIL.

O painel faz parte de 16 apresentações temáticas agendadas para o 18º Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL, que abrangem, ainda, as áreas de veículos comerciais e de passeio, educação, TI, aeroespacial, máquinas agrícolas e de construção, duas rodas e manufatura.

O Congresso SAE BRASIL 2009 apresentará 120 trabalhos técnicos inéditos (papers), preparados por engenheiros e profissionais de indústrias e universidades sobre veículos de passeio, comerciais, veículos fora-de-estrada, aeroespacial, ferroviário, hidroviário, entre outros.

Além dos ‘papers’ e painéis temáticos, haverá a tradicional Mostra Tecnológica, com exposição das últimas tecnologias e serviços desenvolvidos pelas principais marcas do setor da mobilidade do País e Exterior, entre montadoras, sistemistas e demais empresas do segmento.

Sob o comando do engenheiro Ricardo Reimer, presidente do Grupo Schaeffler, o maior evento de engenharia da mobilidade do Hemisfério Sul e o segundo mais importante do mundo, após o SAE World Congress and Exhibition, discutirá o tema ‘Sustentabilidade e Competitividade: Desafios da Engenharia da Mobilidade Brasileira'.

Besaliel Botelho, presidente da SAE BRASIL, destaca que o Congresso chega à maioridade consolidando seu papel como a mais importante vitrine da engenharia da mobilidade da América Latina. “Ao reunir as principais empresas do setor, com suas últimas inovações tecnológicas, e congregar os mais destacados ‘experts’ brasileiros e internacionais na discussão dos temas mais atuais da área, o Congresso SAE BRASIL firma-se como encontro do mais alto padrão técnico e científico proporcionando elevado valor agregado a seus participantes”, destaca Botelho.



18º Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL
Quando - 6 a 8 de outubro de 2009
Onde - Expo Center Norte – avenida José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo - mapa
Painel Ferroviário – dia 7: Trem de Alta Velocidade (TAV), às 12h30
Informações www.saebrasil.org.br

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A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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